CURIOSIDADES NO MUNDO DA CONFEITARIA

Esse espaço foi feito para você, amantes da Arte da Confeitaria. Viaje nas histórias e curiosidades, assim como, compartilhe com seus amigos e faça deliciosos Bolos. Se você curti esse espaço, divida conosco, envie sugestões e fotos de suas criações no email : [email protected]

 

História da Confeitaria

A palavra Confeitaria vem do latim Confectum e significa preparo especial. Há relatos que s pioneiros na fabricação das primeiras especialidades de Confeitaria foram os romanos. Com a expansão do Império Romano pela Europa, se expandiu a fabricação de produtos com ingredientes feitos com trigo, aveia, vinhos, queijo, leite e creme de leite confeccionados em casa na maioria pelas mulheres e com o tempo surgindo espaços específicos para a produção, as Confeitarias ou também em Padarias.

Os Mosteiros e os Conventos foram locais que criaram muitas receitas feitas até hoje. E a cada século, se experimentava novos ingredientes, mudando e criando uma nova Confeitaria. Com a descoberta das Américas, a Confeitaria se transformou mais uma vez, com a vida do cacau, o açúcar, o mel, a base dos doces teve um novo toque de sabor. Em 1659, o confeiteiro francês Chalion criou o famoso chocolate a base de cacau, leite, baunilha, cravo e pimenta.

Após a Revolução Francesa, em 1789, a Confeitaria ganhou destaque em países como França e Áustria com confeiteiros criando doces e tortas maravilhosas como o Apfelstrudel, torta Sacher, Stollen, etc.

O século 20, consolida uma Confeitaria pulsante com a variedade de chocolates produzidos, processos como massas folhadas, gorduras especiais para cada aplicação despertou novos consumidores mais exigentes por sabor e criação.

No Brasil, a Confeitaria teve um mix de origens, portuguesa, africana, espanhola, mas sem dúvida, a portuguesa com ingredientes locais como ovos, açúcar e coco deram o toque no nosso paladar e desejo em provar um quindim, uma baba de moça, uma broa, uma brevidade e muitas delícias que novos avós transmitiram de pai para filho nesses tempos. Já nas últimas década, a Confeitaria europeia, como a francesa e a belga vieram para toque um toque fino e suave em novos doces.

 

A Nobreza do Strudel

O Strudel é um tipo de doce em camadas de massa e enrolado com recheio em seu interior. Pode conter maçã, passas, damasco e outras frutas secas, e pulverizado com um Açúcar de Confeiteiro fino dá o toque especial em sua casca fina. Ele se tornou conhecido e ganhou popularidade no século 18 durante o Império Habsburgo e virou sinônimo de doce fino.

 

Fermento Químico

O fermento químico é responsável pela fonte de gás que irá inflar o produto (Agente de Crescimento). Ele aumenta o volume da massa deixando o bolo mais leve e fofo. É responsável pela forma esponjosa do miolo do bolo. Dentro da massa, ele reage assim: fermento + água + calor e libera CO2 e água (vapor). O gás carbônico está na forma de gás, formando pequenas bolhas que irão aerar e tornar o produto mais leve. Em nossa loja, você terá acesso aos fermentos químicos de mais alta performance.

 

Broa Mineira

Quem não provou uma Broa mineira em uma das padarias mineiras, não sabe o que está perdendo. Essa delícia, de preferência feito com farinha de milho, tornou-se parte dos hábitos mineiros e popular em outros estados, principalmente servida com um café preto quentinho. Nas cidades do interior é figurinha certa na mesa do café. Sua origem é de Portugal onde há vários tipos receitas de Broas conforme o nome e a região onde é feita: Broas de Mel (Alentejo), Broas Castelares (Estremadura). Você não vai parar mais de fabricar pois seus clientes vão querer todo o dia uma broa no café!

 

Pão de Queijo – Made in Brazil

Essa delícia brasileira começou em MG com as receitas artesanais com polvilho. E você sabia que existe 2 tipos, o Polvilho doce e o Polvilho azedo. Qual a diferença? A fermentação no processo. Durante a extração e secagem do amido da mandioca se obtém a fécula de mandioca e, assim, temos um ingrediente importante para esse produto - preferência nacional. Aqui você poderá experimentar um Mix de Pão de Queijo com os melhores ingredientes padronizados para você se deliciar com sua família e surpreender os seus clientes. Crie suas variações: com carne seca, linguiça calabresa picada, cobertura de queijo parmesão, recheio de goiabada....uhhnnn! Melhor parar de escrever e ir comer um ...rs

 

Ganache

Creme fino utilizado em confeitaria francesa e que virou sucesso em todo o mundo para a cobertura e recheio de bolos, tarteletes, bombons, biscoitos especiais e diversas tortas. Há algumas variações, mas sua base principal é o chocolate com creme de leite e manteiga. Há várias combinações que você utilizar o ganache em suas tortas e bolos. Por ser um ingrediente especial na Confeitaria, trouxemos para você um ganache com o sabor dos melhores chocolates europeus.

 

A História da Torta Sacher

A torta Sacher foi batizada com esse nome em homenagem ao criador desta receita, o austríaco Franz Sacher. Conta a história que começou sua carreira como ajudante de cozinha e com 16 anos já trabalhava na cozinha do Princípe Metternich. Quem não sentiria orgulho de dar nome à sua criação?

 

Chocolate - uma delícia

O Chocolate é derivado do fruto do cacau, cuja árvore o cacaueiro. É chamado em latim Theobroma Cacao; Theo - Deus, broma - alimento, ou seja, Alimento dos Deuses. Sua origem está nas Américas e tem nas antigas civilizações do México como a percursora dessa história do Chocolate onde usavam as sementes como moeda, e na produção de uma bebida chamada Chocolatl

Eles preparavam a bebida tostando as sementes em vasilhas de barro, e depois trituravam entre pedras, resultando uma pasta, adicionavam água ou outros ingredientes como o mel, e agitavam até obter um líquido com consistência espumosa. Esta bebida era muito apreciada pelo imperador asteca Montezuma.

As primeiras sementes de cacau, foram levadas para a Europa no final do século XVI após os espanhóis dominarem o povo Maia. Na Europa, o Chocolate que conhecemos, iniciou sua transformação com os processos de fabricação desenvolvidos e se popularizou por todo o continente chegando à esse produto divino que amamos. Use o seu talento com nossos chocolates.

 

O Bolo afundou! Quais dicas?

Quando você abre o seu forno e depara com um buraco no meio do seu bolo no tabuleiro. Talvez, ele sai até bonito do forno, você deixa esfriar e quando vai olhar, ele murchou na parte do meio do tabuleiro. Aqui, temos alguns pontos que podem fazer com que o seu bolo afunde no meio:

1)Forno frio – ajuste corretamente a temperatura e pré-aqueça o forno por cerca de 15min.;

2)Pouco tempo de Cozimento – verifique com um palito/garfo se o meio do bolo está assado antes de retirar do forno;

3)Excesso de Fermento Químico – use a dose recomenda para não crescer muito rápido e afundar. E cuidado para não usar farinha que já vem com fermento químico;

4)Fermento Químico vencido – Verifique se o produto está na validade ou se não pegou umidade, se ele não reagir no forno, o bolo não terá o crescimento desejado;

5)Excesso de batimento da massa – Evite bater demais a massa, o ideal é você bater apenas os líquidos e incorporar os secos com uma espátula ou um fuet. Isso evitará seu bolo afundar e ainda vai deixar seu bolo mais fofinho e delicioso.